>> CLIQUE E ACESSE
>> CLIQUE E ACESSE
>> CLIQUE E ACESSE

 

 

Recuperação de Solventes

O Grupo Exal, especializada no desenvolvimento de projetos voltados para otimização de processos industriais focados em melhor aproveitamento energético e redução de impacto ambiental apresenta aqui seu sistema de Recuperação de Solventes industriais.

 

Com expertise de mais de 30 anos em destilação, desenvolvemos projetos personalizados para recuperação de solventes via destilação e trazemos como exemplos de projetos executados empresas dos setores bélico, de alimentos, de bebidas, químico e farmacêutico. Oferecemos soluções focadas na gestão financeira da empresa através de tecnologias que melhoram o desempenho no processo de recuperação trabalhando com redução de consumo de energia.

 

Nossos projetos podem atender ainda as indústrias de tintas, resinas, cosméticos, entre outras.

 

Solventes

Se denomina solvente, dissolvente ou dispersante aquela substância que permite a dispersão de outra substância em seu meio. Normalmente o dissolvente estabelece o estado físico da dissolução. Por isso, se diz que o dissolvente é o componente de uma dissolução que está no mesmo estado físico que a dissolução. Numa dissolução de água e sal de cozinha, a água é o solvente porque dispersa no seu meio o sal.

A água é um solvente inorgânico, polar, chamado frequentemente de "solvente universal" pois é usado para dissolver muitas substâncias.Respeita-se a regra de polaridade das moléculas, onde solvente polar dissolve molécula polar, e solvente apolar dissolve molécula apolar. Quando uma certa substância (orgânica por exemplo) possui dois grupos distintos que diferem nas caracteristicas de polaridade, observa-se qual prevalece, e o solvente será semelhante à esse, mas a interação entre o solvente e o soluto (ou disperso) está relacionada à diferença (ou ausência) de disputa entre as partes polares e apolares.

Muitos solventes utilizados na indústria são substâncias altamente voláteis, isto é, que se evapora facilmente, daí é que pode ser inalada (introduzida no organismo através da aspiração, pelo nariz ou boca). Outra característica é serem inflamáveis, isto é, pegam fogo facilmente.

 

Vantagens da Recuperação de Solventes

A recuperação de um solvente envolve processos distintos para cada tipo de substância e cada vez mais a indústria busca mecanismos para reaproveitamento destas substâncias visando essencialmente 2 fatores:

- Economia na gestão de recursos;

- Redução de riscos na gestão de resíduos; Somente estes 2 fatores já são mais que suficientes para uma indústria buscar soluções para seus solventes, que caso não sejam recuperados, tornam-se resíduos..

Entre em contato conosco pelo comercial@grupoexal.com.br.
Cadastre seu e-mail para receber novidades da Exal Brasil
Nome: E-mail: ajax load
FENASUCRO 2015 Data: 25/08/15 - 28/05/15 Local:Centro de Eventos Zanini Sertãozinho - São Paulo - Brasil
FORIND 2015 Data: 20/10/15 - 23/10/15 Local:Centro de Exposições de Pernambuco | Olinda - PE
HOME | GRUPO EXAL | CLIENTES | PRESENÇA GLOBAL | ÁREAS DE ATUAÇÃO | SALA DE IMPRENSA | NOTÍCIAS | CONTATO | TRABALHE CONOSCO